PREVENÇÃO

Please follow and like us:

Previne-se Visite-nos Periodicamente

• A Odontologia moderna é baseada nos conceitos de prevenção. Nos países de primeiro mundo cada vez mais a prevenção é mais enfatizada, seguindo esses conceitos nossa clínica possui programas de prevenção específicos para cada tipo de paciente.
  • A prevenção na Odontologia não está ligada apenas a higienização e sim com vários, incluindo o risco de desenvolvimento de doença de cada paciente, cabe a nós diagnosticarmos e agirmos de forma diferente para cada paciente.

Partindo do princípio de que TUDO em nosso organismo está inter relacionado, de que várias estruturas nobres e também fundamentais para nossa vida estão localizadas na região de cabeça e pescoço, de que uma doença agride não somente o local, como os tecidos e órgãos vizinhos e ainda, de outras regiões distantes de onde o problema foi originado, fica mais fácil de entender que, praticando prevenção odontológica está se cuidando mais do que de dentes.

A Prevenção é importante para prevenir novos problemas e também para aumentar a vida útil de todos os trabalhos na boca, que polidos e adaptados, demorarão mais para serem substituídos.

Levando-se em consideração que em uma troca de restauração também se gasta dente pela ação da broca, uma pequena restauração trocada a cada 2 anos será praticamente uma coroa protética em 15 anos. Este caso se considerar-mos que não houve perda do dente, pois os dentes perdidos que não são substituído por prótese, perdem seu espaço para outros dentes que se entortam, causando, nestes casos, problemas ainda maiores.

A cárie, que se desenvolve a partir da permanência da placa bacteriana na superfície de nossos dentes. A placa é aquela “massinha” que percebemos nossos dentes mais espessos quando acordamos.

Quando não removida de alguns locais, geralmente entre os dentes devido o não uso de fio dental, ou nas ranhuras onde ocorre a trituração dos alimentos, neste caso, devido a uma escovação inadequada.

Onde não se remove a placa, as bactérias metabolizam o alimento que comemos e produzem um ácido que desmineraliza nossos dentes.

Inicialmente somente se vê um leve risco preto, é por onde a placa começa a penetrar em nossos dente, para, depois que tiver passado pelo esmalte (mais duro), desenvolve-se bastante no interior do dente, na dentina, que é menos resistente.

É comum que esta cárie cresça sem que a pessoa perceba e, chegando perto da Polpa do nosso dente (conhecida por nervo) passa a haver risco de envolvimento do canal do dente. Neste estágio as bactérias já estão dentro do nosso corpo e todo o nosso mecanismo de defesa passa a estar alterado. Dependerá do portador problema o adequado tratamento, ou o caso poderá evoluir para infecções mais sérias no interior dos condutos da raiz do dente, no osso e demais estruturas de suporte do dente, podendo causar até a perda do elemento.

Todo este processo é lento e normalmente debilita o organismo, aumentando as possibilidades também de outras doenças.

O tártaro (cálculo salivar), que também se desenvolve a partir da placa bacteriana que permanece nas paredes do dente. Porém ao invés desta placa produzir um ácido capaz de gerar a cárie, ela se mineraliza pela ação dos minerais que estão presentes em nossa saliva.

O tártaro é uma crosta dura e firmemente aderida à parede de nossos dentes, cuja tendência a formação aumenta de acordo com a genética de alguns indivíduos e também de acordo com que a nossa idade aumenta. Deste modo, quando mais velhos ficamos, maior a tendência ao tártaro.

Quando não removido, através de raspagens, o tártaro se forma cada vez mais internamente à gengiva, aumentando a infecção gerada, causando sangramento, amolecimento do dente e outros que podem também levar a perda do dente.

Vale aqui também ressaltar que, o risco de infecções e o abalo no nossos sistema imunológico (que defende nosso corpo) é, neste caso, muito maior do que os problemas gerados pela cárie.

Agende uma avaliação conosco!

Please follow and like us:
Agendar Horário